Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha confirma primeiras duas mortes por hepatite infantil aguda

04 ago, 2022 - 19:58 • Redação

As vítimas são um menino de seis ano, de Múrcia, e um bebé de 15 meses, da Andaluzia, que não sobreviveram ao transplante de fígado a que foram sujeitos.

A+ / A-

O ministério da Saúde espanhol confirmou, esta quinta-feira, as duas primeiras mortes por hepatite de origem desconhecida em crianças.

Segundo o jornal El Mundo, as vítimas são um menino de seis ano, de Múrcia, e um bebé de 15 meses, da Andaluzia, que não sobreviveram ao transplante de fígado a que foram sujeitos.

De acordo com o relatório do ministério da Saúde, entre os 46 casos detetados em Espanha, foram realizados três transplantes. O terceiro caso é o de uma menina de três anos, que vive em Aragão, e tem tido uma boa evolução clínica.

As autoridades de saúde espanholas asseguram que, "até o momento, o número de casos de hepatite de causa desconhecida em crianças e de transplantes observados estão dentro do esperado, segundo estimativas feitas com dados de anos anteriores".

Em Portugal, de 28 de abril a 24 de junho, foram reportados 17 casos prováveis de hepatite desconhecida em crianças.

"Os casos notificados têm sido situações com resolução clínica, não tendo ocorrido casos graves", segundo referiu a Direção-Geral da Saúde numa nota publicada em junho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+