Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido

Caso Archie. Pais têm até às 9h00 de amanhã para transferir a criança para unidade de paliativos

03 ago, 2022 - 19:53 • Redação

Caso não consigam efetuar a transferência as máquinas serão desligadas.

A+ / A-

Os pais de Archie Battersbee têm até às 9h00 de quinta-feira para transferir a criança em morte cerebral para uma unidade de cuidados paliativos. As máquinas de suporte de vida serão desligadas às 11h00 caso isso não aconteça.

Esta quarta-feira, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem anunciou que não vai interferir na decisão do Supremo Tribunal britânico no caso de Archie Battersbee, de 12 anos.

Os pais de Archie recorreram ao Tribunal Europeu e conseguiram adiar o desligar de máquinas do filho, que esteve previsto para as 11h00 desta quarta-feira.

O rapaz sofreu graves danos cerebrais depois de ser encontrado pela mãe inconsciente e com uma ligadura na cabeça a 7 de abril, possivelmente depois de ter participado num desafio da rede social Tik Tok.

Desde então, Archie tem sido acompanhado no Royal London Hospital, apesar de os seus pais quererem levá-lo para o estrangeiro para continuar os tratamentos.

Ontem, o Supremo Tribunal britânico rejeitou um último recurso dos progenitores para que o suporte de vida não fosse desligado, com base em pareceres de peritos que consideram que o rapaz não demonstra atividade cerebral "digna de registo".

De acordo com a estação televisiva Sky News, a família de Archie Battersbee tem até às nove da manhã desta quinta-feira para iniciar o processo de transferência da criança para unidade de cuidados paliativos.

Caso não o faça, o hospital irá desligar as máquinas às 11h00 da manhã.

[notícia atualizada às 23h18]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+