A+ / A-

Aqueles que "ofendem a China devem ser punidos", diz Pequim

03 ago, 2022 - 08:59 • Redação com agências

Nancy Pelosi é a mais importante responsável americana a visitar a ilha em 25 anos. A China, que considera Taiwan parte do seu território, chamou à visita uma grande provocação e ameaçou os Estados Unidos de retaliação. UE apela ao diálogo.

A+ / A-

A manhã é marcada pela escalada de tensão com a China, motivada pela visita a Taiwan da presidente da câmara dos representantes dos Estados Unidos. O regime de Pequim fala em provocação.

O chefe da diplomacia de Pequim, Wang Yi, disse que “aqueles que ofendem a China devem ser punidos”, referindo-se à visita de Nancy Pelosi.

“Trata-se de uma farsa pura e simples. A coberto da democracia, os Estados Unidos violam a soberania da [República Popular da] China”, acrescentou o ministro à margem de uma reunião da Associação dos Países do Sudeste Asiático (ASEAN) na capital do Cambodja.

Pequim já avançou com novas sanções económicas contra a ilha e anunciou exercícios militares, que incluem teste com mísseis, quinta-feira no Mar de Taiwan.

Durante a sua visita, Pelosi disse que Washington não vai abandonar Taipé e a chefe de Estado de Taiwan assegurou que a ilha vai manter-se firme face à ameaça militar da República Popular da China.

Nancy Pelosi é a mais importante responsável norte-americana a visitar Taiwan nos últimos 25 anos.

Pequim, que considera Taiwan parte integrante do território da República Popular da China, considerou a visita de Pelosi "grande provocação".

UE apela ao diálogo

A União Europeia apela a que a que as tensões sobre a visita da Presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan fossem resolvidas através do diálogo e para que os canais de comunicação com a China fossem mantidos abertos.

"A UE tem interesse em preservar a paz e o 'statu quo' no Estreito de Taiwan", disse um porta-voz do bloco de 27 nações.

"Encorajamos uma resolução pacífica das questões no Estreito. As tensões devem ser resolvidas através do diálogo. Canais apropriados de comunicação devem ser mantidos para reduzir os riscos de erros de cálculo."

O porta-voz da Comissão Europeia disse que a UE tem "uma política de uma só China clara", ao reconhecer o governo da República Popular da China como o único governo legal da China, ao mesmo tempo que procurava "relações amistosas e estreita cooperação com Taiwan".

O Governo do Partido Comunista Chinês reclama a soberania da ilha desde que os nacionalistas do Kuomintang liderados por Chiang Kai-shek foram derrotados pelas forças comunistas chefiadas por Mao Tsé-Tung durante a guerra civil na segunda metade da década de 1940.

Os nacionalistas refugiaram-se na ilha do Estreito da Formosa tendo estabelecido em Taiwan em 1949, a República da China (ROC - sigla oficial) - fundada em 1912 por Sun Yat-sem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    03 ago, 2022 Paços 09:55
    Os EUA passa a vida a provocar toda a gente e a impor as suas vontades!
  • Ivo Pestana
    03 ago, 2022 Funchal 09:16
    Os EUA estão a brincar com o fogo, depois é a guerra...

Destaques V+