A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Já navegam mais três navios com cereais ucranianos

05 ago, 2022 - 00:24 • Redação

Anúncio foi feito pelo ministro da Defesa turco surgiu esta quinta-feira, horas depois de a primeira embarcação ter recebido autorização para seguir em direção ao Líbano.

A+ / A-

Já deixaram a Ucrânia mais três navios carregados com 58 mil toneladas de milho dos portos ucranianos. Saíram dos portos de Chornomosk e de Odessa.

Os barcos vão seguir viagem para a Turquia, Irlanda e Reino Unido.

"Está previsto que três navios partirão esta sexta-feira da Ucrânia", antecipou quinta-feira o ministro da Defesa Hulusi Akar, citado pela agência de notícias estatal Anadolu, um dia depois que o primeiro navio passou por Istambul a caminho do Líbano, ao abrigo de um acordo apoiado pelas Nações Unidas que suspende o bloqueio da Rússia ao Mar Negro.

Ancara também revelou que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mevlut Cavusoglu, discutiu a implementação do acordo por telefone com o secretário-geral da ONU, António Guterres, sem revelar mais detalhes.

Estas são exportações autorizadas na sequência do acordo assinado em 22 de julho em Istambul pela Turquia, Rússia e Ucrânia, através de uma mediação de Ancara e sob a égide das Nações Unidas, para desbloquear os portos ucranianos e tranquilizar os mercados agrícolas.

A invasão russa da Ucrânia a 24 de Fevereiro levou a uma crise alimentar e energética mundial e as Nações Unidas alertaram para o risco de múltiplas fomes este ano.

A Rússia e a Ucrânia são responsáveis por quase um terço das exportações mundiais de trigo. Mas as sanções ocidentais contra a Rússia e os combates ao longo da costa marítima do leste da Ucrânia impediram os navios com trigo de saírem em segurança dos portos.


[notícia atualizada às 8h30 de dia 5]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+