Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Kiev tem preparados mais 17 navios carregados com cereais

03 ago, 2022 - 07:58 • Redação com agências

O primeiro carregamento de cereais ucranianos, com 26 mil toneladas de milho, atingiu as costas turcas na terça-feira.

A+ / A-

Após o sucesso da primeira viagem, as autoridades ucranianas dizem ter preparados outros 17 navios para deixarem os portos do Mar Negro carregados e cereais.

O Presidente Volodymyr Zelensky disse querer ver a exportação e cereais tornar-se frequente. “O nosso objetivo é haver uma regularidade, com barcos a entrarem e saírem dos portos”.

Para além de ajudar a mitigar a falta de cereais no mundo, ajudando a combater a fome, o líder ucraniano espera que as exportações encorajem os agricultores a semearem novas colheitas. “É uma questão se segurança alimentar também para o país – assegurar o próximo ano.”

Proveniente de Odessa, no sul da Ucrânia, de onde zarpou na manhã de segunda-feira com 26.000 toneladas de trigo com destino ao Líbano, o “Razoni”, um cargueiro com pavilhão da Serra Leoa, passou a noite ancorado ao largo das costas da Turquia e será inspecionado durante esta manhã à entrada do estreito do Bósforo por uma equipa internacional, antes de seguir viagem para o Líbano.

A inspeção, exigida por Moscovo que pretende assegurar a natureza da carga, será “efetuada por uma delegação composta por representantes turcos, russos, ucranianos e da ONU e de seguida o ‘Razoni’ seguirá a sua rota”, precisou esta terça-feira aos media o almirante turco Özcan Altunbulak, responsável pelo Centro de Coordenação Conjunto (CCC) que supervisiona as operações.

Os rebocadores ucranianos levaram o comboio marítimo ao longo de uma rota sem perigo, livres de minas flutuantes, e os navios da marinha turca fizeram a escolta até Bósforo.

Esta foi a primeira exportação autorizada na sequência do acordo assinado em 22 de julho em Istambul pela Turquia, Rússia e Ucrânia, através de uma mediação de Ancara e sob a égide das Nações Unidas, para desbloquear os portos ucranianos e tranquilizar os mercados agrícolas.

A invasão russa da Ucrânia a 24 de Fevereiro levou a uma crise alimentar e energética mundial e as Nações Unidas alertaram para o risco de múltiplas fomes este ano.

A Rússia e a Ucrânia são responsáveis por quase um terço das exportações mundiais de trigo. Mas as sanções ocidentais contra a Rússia e os combates ao longo da costa marítima do leste da Ucrânia impediram os navios com trigo de saírem em segurança dos portos.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+