Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 160 migrantes resgatados no Canal da Mancha

07 jul, 2022 - 10:48 • Lusa

Novos resgates ocorreram numa altura em que a Europol anunciou o desmantelamento de uma grande rede de tráfico humano, que organizava travessias de barco no Canal da Mancha, que culminou com a detenção de 39 pessoas,

A+ / A-

A Autoridade Marítima do Canal da Mancha resgatou 166 migrantes que estavam em embarcações clandestinas que tentavam chegar ilegalmente a Inglaterra.

Na quarta-feira de manhã, 144 migrantes foram resgatados no estreito de Pas-de-Calais por quatro navios franceses que desembarcaram no porto de Boulogne-sur-Mer (norte), informou a Autoridade Marítima em comunicado.

No mesmo dia, outras 22 foram resgatadas de uma embarcação por um barco patrulha da polícia marítima francesa.

Estes novos resgates ocorreram numa altura em que a Europol anunciou o desmantelamento de uma grande rede de tráfico humano, que organizava travessias de barco no Canal da Mancha, que culminou com a detenção de 39 pessoas. Trata-se de uma grande organização criminosa curdo-iraquiana, estruturada e de alto nível, que controlava a passagem de migrantes de França para o Reino Unido através do Canal da Mancha, afirmaram os investigadores envolvidos na operação.

Acredita-se que a rede tenha traficado até 10 mil migrantes do Médio Oriente e da África Oriental da França para o Reino Unido, nos últimos 12 a 18 meses, em pequenos barcos insufláveis.

As tentativas de cruzar ilegalmente o Canal da Mancha por migrantes que desejam chegar a Inglaterra dispararam no primeiro semestre de 2022, após um ano já recorde de 2021, segundo o Ministério do Interior francês.

Em 2021, estas tentativas de travessia para Inglaterra, geralmente em barcos insufláveis a partir da costa norte de França, entre Calais e Dunquerque, foram feitas por 52 mil pessoas, das quais 28 mil tiveram sucesso. Nos primeiros seis meses de 2022, mais de 11.500 migrantes irregulares chegaram ao Reino Unido.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+