Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alpes italianos. Retomadas buscas para encontrar desaparecidos

05 jul, 2022 - 08:56 • Lusa

Estão a ser usados drones e helicópteros. Até agora, o balanço de vítimas aponta para sete mortos e oito feridos e 12 pessoas estão dadas como desaparecidas.

A+ / A-

Foram retomadas as operações de busca para encontrar pessoas desaparecidas após a derrocada no domingo de parte de um glaciar de Marmolada, nos Alpes italianos.

Para esta terça-feira estão planeados apenas o uso de drones e helicópteros que vão sobrevoar a zona devido ao risco de novos colapsos no glaciar.

Até agora, o balanço de vítimas aponta para sete mortos e oito feridos e 12 pessoas estão dadas como desaparecidas pelos seus familiares, embora a sua presença no local não tenha ainda sido confirmada.

Entre os feridos, estão dois montanhistas de nacionalidade alemã, um homem de 67 anos e uma mulher de 58 anos, que estão em estado grave.

As hipóteses de encontrar sobreviventes “são quase zero”, segundo o chefe dos serviços de resgate de alta montanha da região, Giorgio Gajer.

A derrocada de parte do glaciar ocorreu após vários dias em que se fizeram sentir altas temperaturas na zona, onde os termómetros atingiram os 10 graus Celsius.

A tragédia nos Alpes italianos obriga a sérias reflexões sobre o aquecimento global e que está a fazer desaparecer os glaciares alpinos. O Marmolada é o maior glaciar desta cordilheira do norte de Itália, perto dos Alpes, localizada em Trentino.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+