Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia

Rússia anuncia controlo total da região de Lugansk

03 jul, 2022 - 12:07 • Lusa

As forças russas e os seus aliados separatistas tomaram "o controlo completo de Lisichansk e outras cidades próximas, entre as quais Belogorovka, Novodroujesk, Maloriazantsevo e Belaya Gora".

A+ / A-

O ministro da Defesa russo Serguei Shoigu afirmou este domingo que as forças russas controlam toda a região ucraniana de Lugansk, no Donbass, depois de conquistada a cidade-chave de Lisichansk, alvo de combates intensos nos últimos dias, adiantou a AFP.

“Serguei Shoigu informou o comandante supremo das forças armadas russas, Vladimir Putin, da libertação da república popular de Lugansk”, diz um comunicado do ministério da Defesa citado pelas agências russas.

As forças russas e os seus aliados separatistas tomaram "o controlo completo de Lisichansk e outras cidades próximas, entre as quais Belogorovka, Novodroujesk, Maloriazantsevo e Belaya Gora", acrescenta o comunicado citado pela AFP, que ressalva não ter podido verificar estas informações de forma independente.

Minutos antes deste anúncio, o porta-voz do ministério russo da Defesa, Igor Konachenkov, tinha dito, por seu lado, que os combates continuavam em Lisichansk e que as forças ucranianas estavam completamente cercadas.

O governador ucraniano da região de Lugansk, Serguiy Gayday, afirmou na plataforma digital de mensagens 'Telegram' que "os russos reforçaram as suas posições na região de Lisichansk".

Estas informações carecem ainda de uma confirmação independente.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo eu
    04 jul, 2022 Mundo 09:20
    Por muito bravos e aguerridos que os Ucranianos sejam, é difícil resistir a uma chuva de misseis, bombardeamentos a dezenas ou centenas de Km que ultrapassam largamente o alcance das armas Ucranianas, O Ocidente entretém-se em reuniões pífias, em declarações e promessas nos jornais para parecer bem, mas armas que é bom, só a conta-gotas. Assim é difícil.

Destaques V+