Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump sabia que atacantes do Capitólio estavam armados

28 jun, 2022 - 19:48 • Lusa

Antiga assessora da Casa Branca na administração Trump diz que o ex-Presidente foi informado que os manifestantes estavam armados, mas que insistiu que os deixassem avançar.

A+ / A-

Cassidy Hutchinson, antiga assessora da Casa Branca na administração Trump, disse nesta terça-feira em Washington que o ex-Presidente foi informado que os manifestantes que protagonizaram uma tentativa de ocupação do Capitólio estavam armados, mas que insistiu que os deixassem avançar.

"Deixem a minha gente passar" e marchar em direção ao Capitólio, terá dito Donald Trump pouco antes dos milhares de apoiantes seus que, em 06 de janeiro de 2021, entraram em confrontos violentos com a polícia e que pretendiam impedir a certificação da vitória nas presidenciais de Joe Biden, tendo morrido cinco pessoas.

Pouco antes, o magnata havia feito um discurso inflamado perto da Casa Branca, onde encorajou os seus apoiantes a marchar em direção ao Capitólio, lançando acusações infundadas de que os democratas tinham cometido fraude eleitoral naquela votação.

As imagens de uma multidão a invadir a sede do Congresso dos Estados Unidos chocaram o mundo.

No testemunho que deu perante o comité da Câmara de Representantes que está a investigar o ataque ao Capitólio, Hutchinson citou Trump a dar instruções à sua equipa, que utilizou termos vernáculos, para que retirassem os detetores de metal que, considerava o ex-Presidente, fariam perder tempo aos seus apoiantes.

"Não me importo que eles tenham armas", disse então Trump, citado por Cassidy Hutchinson.

"Eles não estão aqui para me magoar. Estou-me marimbando se eles têm ou não armas", disse especificamente Trump, citado pela antiga assessora.

A jovem, de 25 anos, que era assistente especial e assessora de Mark Meadows, já deu antes uma série de informações a investigadores do Congresso e fez vários depoimentos à porta fechada.

Mas o comité convocou a audiência para esta terça-feira para ouvir o seu depoimento público, aumentando as expectativas de novas revelações na investigação que dura há quase um ano.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+