Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Escócia quer marcar novo referendo à independência para outubro de 2023

28 jun, 2022 - 15:28 • Ricardo Vieira

A chefe do Governo de Edimburgo vai agora escrever uma carta ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

A+ / A-

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, propôs hoje o dia 19 de outubro de 2023 como a data para a realização de um novo referendo à independência.

A pergunta a colocar aos eleitores escoceses, diz Nicola Sturgeon, será a mesma que foi feita na consulta popular de 2014: “Deve a Escócia ser um país independente?”.

A chefe do Governo de Edimburgo vai agora escrever uma carta ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, a pedir autorização formal para o referendo ter lugar em outubro do próximo ano.

Nicola Sturgeon garante que, se não receber luz verde de Londres, vai prosseguir os esforços rumo à independência da Escócia.

A primeira-ministra sublinha que qualquer referendo tem que ser legal e respeitar a Constituição, com o Supremo Tribunal a ser questionado sobre a possibilidade de a consulta popular avançar sem autorização do Governo de Londres.

No primeiro referendo, realizado a 18 de setembro de 2014, venceu o movimento pela manutenção da Escócia no Reino Unido.

O não à independência conquistou 55,3% dos votos e o sim perdeu com 44,7%.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+