Tempo
|
A+ / A-

Severodonetsk “completamente ocupada” pelas forças russas

25 jun, 2022 - 18:02 • Lusa

O exército ucraniano anunciou, na quinta-feira, a retirada daquela cidade de cerca de 100.000 habitantes antes da guerra para melhor defender a cidade vizinha de Lyssytchansk.

A+ / A-

A cidade de Severodonetsk, na região do Donbass, palco de combates entre os exércitos ucraniano e russo há várias semanas, está “totalmente ocupada” pelo exército da Rússia, anunciou no sábado o presidente da Câmara.

O presidente da Câmara de Severodonetsk, Oleksandre Striouk, anunciou, na televisão ucraniana, que “a cidade está completamente ocupada pelos russos”.

O exército ucraniano anunciou, na quinta-feira, a retirada daquela cidade de cerca de 100.000 habitantes antes da guerra para melhor defender a cidade vizinha de Lyssytchansk.

Os separatistas da região do Donbass também anunciaram que as forças russas e aliados “assumiram o controlo total da zona industrial da fábrica de Azot”, conforme publicado pelo separatista Andrei Marochko, na rede social Telegram.

Outro porta-voz separatista, Ivan Filiponenko, disse que 800 civis que se refugiaram naquela fábrica durante as últimas semanas de confrontos foram retirados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    27 jun, 2022 Lisboa 10:37
    Sem o moderno armamento pesado Ocidental, prometido mas não enviado, Severodonetsk é indefensavel com os meios existentes no exército Ucraniano. Resta organizar uma Resistência clandestina armada, e esperar pelo material Ocidental para lançar um contra-ataque. Espero é que antes de retirar, os ucranianos tenham destruído tudo o que havia de equipamentos industriais e de infraestruturas e nada tenham deixado aos Russos senão minas e armadilhas mortais.

Destaques V+