Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal acompanha parecer da Comissão que aprova estatuto de candidato da Ucrânia

17 jun, 2022 - 20:46 • Lusa

O primeiro-ministro salientou que a posição de Portugal foi sempre a de aguardar pelo parecer da Comissão Europeia, que considerou "claro e inequívoco", dizendo confiar nesta avaliação.

A+ / A-

O primeiro-ministro afirmou hoje que Portugal irá acompanhar o parecer da Comissão Europeia para que seja concedido à Ucrânia e à Moldova o estatuto de país candidato à União Europeia.

"Tendo ouvido os partidos políticos ao longo de todo o dia, pude constatar que há consenso quase unânime no sentido de acompanharmos esta recomendação em relação à Ucrânia e à Moldova", afirmou António Costa.

O primeiro-ministro salientou que a posição de Portugal foi sempre a de aguardar pelo parecer da Comissão Europeia, que considerou "claro e inequívoco", dizendo confiar nesta avaliação.

A Comissão Europeia recomendou hoje ao Conselho que seja concedido à Ucrânia o estatuto de país candidato à adesão à União Europeia (UE), emitindo parecer semelhante para a Moldova, enquanto para a Geórgia entende serem necessários mais passos.

Menos de uma semana após o início da invasão pela Rússia, a 24 de fevereiro, a Ucrânia apresentou formalmente a sua candidatura à adesão, e, no início de abril, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, entregou em mão, em Kiev, ao Presidente Volodymyr Zelensky o questionário que as autoridades ucranianas entretanto preencheram e remeteram a Bruxelas, aguardando agora ansiosamente pelo "veredicto" europeu.

Na terça-feira, por ocasião de uma deslocação a Haia, António Costa insistiu que aquilo de que a Ucrânia mais precisa agora é de respostas imediatas e práticas, e não de questões legais e jurídicas relacionadas com o processo de adesão ao bloco europeu, necessariamente moroso, o que pode criar frustração.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+