Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Élisabeth Borne

Primeira-ministra francesa admite aliança com a direita. "Não existe alternativa"

19 jun, 2022 - 21:47 • Inês Braga Sampaio

Ensemble!, de Emmanuel Macron e Élisabeth Borne, venceu as eleições em França, mas perdeu a maioria absoluta.

A+ / A-

A primeira-ministra francesa, Élisabeth Borne, admite uma aliança com a direita, de forma a conservar a maioria absoluta com que governa juntamente com o presidente, Emmanuel Macron.

A segunda volta das eleições legislativas em França deram vitória ao Ensemble!, a coligação de Macron, que, porém, perdeu a maioria absoluta. Uma situação que "constitui um risco" para o país, segundo Élisabeth Borne, que discursou após serem conhecidas as primeiras projeções.

"Trabalharemos para construir uma maioria de ação. Não existe alternativa para garantir estabilidade para o nosso país. As múltiplas sensibilidades terão de se associar e os compromissos certos terão de ser construídos de modo a agir no serviço da França. Os franceses estão à espera que nos unamos pelo país", assumiu a primeira-ministra.

Élisabeth Borne salientou que, apesar do contrariedade, "uma situação sem precedentes", tem "confiança" no povo francês e no Governo: "Temos tudo para ter sucesso e é juntos que conseguiremos ter sucesso."

O Presidente francês, Emmanuel Macron, perdeu a maioria absoluta no parlamento, indicam as primeiras projeções. Contudo, uma aliança com Os Republicanos, de direita, permitir-lhe-ia governar sem contratempos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+