A+ / A-

Partido Popular espanhol conquista maioria absoluta histórica na Andaluzia

19 jun, 2022 - 22:19 • Inês Braga Sampaio

Presidente da Andaluzia bate recorde do partido e inflige pior resultado de sempre ao PSOE, do primeiro-ministro espanhol.

A+ / A-

O Partido Popular espanhol (PP) conquistou, este domingo, uma maioria absoluta histórica nas eleições regionais da Andaluzia.

O presidente reeleito da Andaluzia, Juanma Moreno, duplicou o número de assentos em relação a 2018. Passa a ter 57, um recorde do partido - em 2012, Javier Areas conquistara 50 lugares no Parlamento.

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do primeiro-ministro Pedro Sánchez, desce a segunda força política, neste que é o seu pior resultado de sempre na segunda maior região espanhola.

O Vox, de extrema-direita, ganha dois deputados e passa a ser a terceira força na região, com 14 deputados. O Cuidadanos desaparece do parlamento regional, depois de em 2018 ter conseguido 22 lugares.

Resultado regional com leitura nacional, diz PP


O presidente do PP considera que esta é uma vitória com leitura nacional, por ser contra o partido de Pedro Sánchez.

"Obrigado aos andaluzes e parabéns por terem escolhido o melhor presidente. E a todos os espanhóis, porque hoje ganha a política séria, estável, responsável e moderada de que este país necessita", escreveu Alberto Núñez Feijóo, no Twitter, após serem conhecidos os resultados.

O presidente da Andaluzia, Juanma Moreno, sublinhou a importância de começar esta nova etapa no governo da região "com humildade".

"Perdemos muitas eleições e sempre aceitámos o resultado. Por isso, também temos de ser humildes com esta contundente vitória. Estou orgulhoso dos andaluzes e de que a Andaluzia vá a ter quatro anos de prosperidade. Fizemos história na Andaluzia", declarou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+