Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alemanha aumenta produção das centrais a carvão quando prometeu fechá-las até 2030

19 jun, 2022 - 10:31 • João Carlos Malta , Carla Fino

Esta medida faz parte de um plano para garantir o abastecimento de gás em consequência da quebra de fornecimento russo, tendo como pano de fundo a guerra na Ucrânia.

A+ / A-

A Alemanha está a tomar medidas de emergência para garantir o abastecimento de energia em consequência das recentes quedas de exportação de gás russo. A ideia do governo alemão revitalizar as centrais de carvão no país.

“Para reduzir o consumo de gás, precisamos de usar menos gás para gerar eletricidade. Em vez disso, as centrais a carvão terão que ser mais usadas”, disse, este fdomingo, o Ministério da Economia em comunicado.

O governo está a reagir aos anúncios esta semana de vários cortes no fornecimento de gás pela Gazprom russa, via Nord Stream, tendo como pano de fundo um confronto entre países ocidentais e a Rússia no contexto da guerra na Ucrânia.

Esta decisão é uma reviravolta para este governo de coligação, que tem em lugar de destaque os Verdes, e que prometeu acabar com o carvão até 2030.

"É amargo, mas é essencial reduzir o consumo de gás", reagiu o ministro ecologista da Economia Robert Habeck, em um comunicado de imprensa.

O pacote de medidas anunciado no domingo prevê também um sistema de “leilão” para a venda de gás a industriais, permitindo, segundo Berlim, diminuir o consumo no poderoso setor manufatureiro alemão.

A Gazprom reduziu as entregas via Nord Stream esta semana em 40%, alegando um problema técnico.

Mas, para o governo alemão, trata-se de uma "decisão política", destinada a pesar no confronto entre Moscovo e os países ocidentais sobre a guerra na Ucrânia.

Apesar do conflito, a Alemanha continua a importar quase 35% de seu gás da Rússia. Antes de fevereiro deste ano, com o início da guerra na Ucrânia, o peso era de 55% antes de fevereiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    19 jun, 2022 Lisboa 13:08
    E não esqueçam de suspender os planos para o fecho das 5 centrais nucleares que têm em laboração reduzida e que a gorda Merkel-amiguinha-dos-russos planeava fechar. Essas Centrais devem retomar a laboração, de preferência na força máxima, enquanto hidrogénio verde e alternativas tanto de fontes de energia renováveis como de fornecedores de fósseis, ainda não estão disponíveis. E a Greta que se acalme.

Destaques V+