Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Primeiro voo de repatriamento de migrantes para o Ruanda travado pela Justiça europeia

15 jun, 2022 - 00:31 • Redação

A secretária de Estado britânica Priti Patel disse estar "desapontada", contudo deixou a indicação que vai começar a preparar "o próximo voo".

A+ / A-

O primeiro voo que ia repatriar migrantes do Reino Unido para o Ruanda foi travado, perto da sua realização, devido a uma decisão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

Sete pessoas iam ser repatriadas esta terça-feira para o Ruanda, mas o voo acabou por ser impedido depois da decisão judicial.

A secretária de Estado britânica Priti Patel disse estar "desapontada", contudo deixou a indicação que vai começar a preparar "o próximo voo".

Originalmente, os tribunais britânicos tinham autorizado o voo, considerando que não havia risco eminente para nenhum dos passageiros que seria repatriado.

No entanto, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos acabou por tomar uma decisão à última hora, devido a um pedido de um cidadão iraquiano anónimo.

O orgão esclareceu ainda que este tipo de pedidos só são concedidos "numa base excecional, em que há um risco real de dano irreversível".

As autoridades judiciais do Reino Unido autorizaram a deportação de refugiados para o Ruanda, abrindo caminho à implementação do controverso plano de recolocação das pessoas que passaram o Canal da Mancha.

Em abril, o Governo de Boris Johnson anunciou o envio de alguns requerentes de asilo para o Ruanda por um pagamento inicial de 120 milhões de libras (cerca de 140 milhões de euros).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+