Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia

Ursula von der Leyen promete resposta “na próxima semana” sobre adesão da Ucrânia à UE

11 jun, 2022 - 16:14 • Liliana Monteiro , com redação

Líder europeia está de regresso a Kiev e já se reunião com o Presidente ucraniano.

A+ / A-

A presidente da Comissão Europeia está de visita surpresa a Kiev, já se encontrou com Zelenskiy e promete novidades em breve. Ursula von der Leyen promete uma resposta "na próxima semana" ao pedido da Ucrânia para aderir à União Europeia.

“Temos trabalhado dia e noite nesta avaliação e prometi-lhe em abril, caro Volodmyr, que íamos trabalhar sem descanso. As conversações de hoje vão permitir finalizar a nossa avaliação até ao final da próxima semana. O caminho é conhecido, é um caminho baseado no mérito”, disse.

Numa breve conferência de imprensa, a líder da UE disse que é preciso apoiar a Ucrânia na sua jornada europeia.

“É um caminho onde devo dizer que aprecio grandemente os enormes esforços e determinação da Ucrânia neste processo. Os ucranianos provaram ter uma força, motivação e ânimo incríveis. por isso estou profundamente convencida que juntos, vocês vão ultrapassar esta guerra horrível, atroz e nós vamos reconstruir este belo país e modernizar a Ucrânia”, acrescentou.

Apesar disso, von der Leyen acrescenta que as autoridades ucranianas têm “feito muito” para uma candidatura, mas que ainda há “muito a fazer”, nomeadamente na luta contra a corrupção.

Na mesma conferência de imprensa, Zelenskiy disse esperar “uma decisão lógica” da UE ao pedido e defendeu rapidez na resposta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+