Tempo
|
A+ / A-

Estudo

Nem a Ucrânia. Portugal é o segundo país do mundo com pior opinião sobre a Rússia

08 jun, 2022 - 21:17 • Redação

Estudo da Aliança das Democracias indica que 83% dos inquiridos portugueses têm perceção negativa do regime de Moscovo. Pior só na Polónia. A Ucrânia, diretamente envolvida no conflito com a Rússia, aparece na terceira posição.

A+ / A-

Portugal tem a segunda pior perceção mundial da Rússia, conclui um estudo realizado pela Aliança das Democracias em conjunto com uma empresa de marketing.

O universo analisado foram 53 países e o inquérito foi realizado entre 30 de março e 10 de maio, já com a guerra em curso na Ucrânia.

Em Portugal, 83% dos 1.036 inquiridos têm uma opinião negativa face a Moscovo. Pior só a Polónia (87%).

No caso da Ucrânia, 80% da população demonstra ter um posicionamento negativo em relação à Rússia.

Entre os parceiros da União Europeia, a opinião maioritária em relação ao Kremlin é igualmente muito negativa: Dinamarca (79%), a Irlanda (77%), a Suécia (77%) e Espanha (66%).

No continente americano, 71% dos canadianos e 70% dos norte-americanos revelam opinião negativa.

Já na América do Sul, destacam-se os brasileiros (71%).

Cerca de metade dos inquiridos portugueses a favor de sanções

Em Portugal, 48% dos inquiridos estão a favor da implementação das sanções, enquanto 21% se manifestam contra a aplicação destas medidas.

Também neste capítulo, a Polónia lidera no apoio às sanções a Moscovo: 76% dos inquiridos apoiam um corte nas relações económicas com a Rússia. Na Ucrânia, a percentagem é de 74%.

Já no plano da ajuda prestada ao Governo ucraniano, 52% dos portugueses acham que se fez pouco.

No entanto, 40% veem a ação das organizações internacionais (NATO, UE e ONU) como suficientes e 8% reconhecem que já se fez demais para ajudar a Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+