Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia acusa Ocidente de ter uma “política criminosa” nos Balcãs

04 jun, 2022 - 23:12 • Lusa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, acusou hoje o Ocidente de desenvolver uma "política criminosa" na região dos Balcãs, em particular na Bósnia-Herzegovina e no Kosovo.

A+ / A-

A acusação foi feita numa entrevista à televisão pública da Sérvia, RTRS, dias antes de uma deslocação oficial a este país, um dos poucos da Europa que não aderiu às sanções contra a Rússia.

No entender de Lavrov, o Ocidente quer proibir aos povos da Bósnia-Herzegovina “a sua própria cultura, a sua tradição e o seu legado”.

O chefe da diplomacia russa voltou a dizer que a Rússia não reconhece legitimidade ao alto representante internacional para a Bósnia-Herzegovina, o alemão Christian Schmidt.

“O Ocidente quer converter a Bósnia-Herzegovina numa base para o alargamento da NATO aos Balcãs”, disse.

Na segunda e na terça-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia visitará a Sérvia, onde se reunirá com o Presidente desse país, com o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros, com o chefe da Assembleia Nacional e com o patriarca da Sérvia, indicou na sexta-feira, em conferência de imprensa, a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    05 jun, 2022 Lisboa 13:27
    São essas as vossas próximas invasões para "libertar as populações russófonas da ditadura" dos governos legítimos desses Países? Ah, pois os governos só são legitimos se Moscovo disser que sim... Estes tipos têm mesmo que ser parados a tiro e batidos no campo de batalha, que em "negociações e diplomacia" até dão volta ao estômago.

Destaques V+