Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Covid-19. Vacinas adaptadas devem chegar em setembro

02 jun, 2022 - 17:34 • Lusa

EMA mantém a recomendação da segunda dose de reforço, ou quarta dose, para as pessoas com mais de 80 anos ou com outras doenças associadas.

A+ / A-

A Agência Europeia dos Medicamentos (EMA) anunciou esta quinta-feira que as vacinas contra a Covid-19 adaptadas às novas variantes do coronavírus SARS-CoV-2 poderão ser aprovadas “em setembro”, continuando a recomendar o segundo reforço só para maiores de 80 anos.

A situação epidemiológica “parece estar controlada” e o número de infeções e mortes “têm diminuído drasticamente”, disse esta quinta-feira em conferência de imprensa Marco Cavaleri, responsável pela estratégia de vacinação da EMA.

“Em setembro poderão ser aprovadas as primeiras vacinas atualizadas”, adiantou, explicando tratar-se ainda de vacinas que utilizam a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), “facilmente adaptáveis” e não de vacinas de segunda geração, “que não estarão no mercado este ano”.

A EMA mantém ainda a recomendação da segunda dose de reforço, ou quarta dose, para as pessoas com mais de 80 anos ou com outras doenças associadas.

Globalmente, estão registados mais de 530 milhões de casos de covid-19 e 6,3 milhões de mortes associadas à doença, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, nos EUA.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+