Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crise dos Cereais

Rússia e Turquia vão desminar portos da Ucrânia

01 jun, 2022 - 19:32 • Lusa

Ao telefone com Erdogan, Putin mostrou-se disposto a facilitar o trânsito marítimo de mercadorias nos mares Negro e de Azov em coordenação com a Turquia, bem como a exportação de cereais a partir dos portos ucranianos.

A+ / A-

Os Presidentes russo e turco acordaram que a Turquia ajudará nas operações de desminagem dos portos da Ucrânia para permitir a exportação de cereais do país, indicou esta quarta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov.

Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan, que falaram na segunda-feira por telefone, chegaram "a um acordo" nos termos do qual a Turquia tentará "ajudar a organizar a desminagem dos portos ucranianos para libertar os barcos que ali permanecem como reféns, com mercadorias de que os países em vias de desenvolvimento necessitam", afirmou o chefe da diplomacia russa numa conferência de imprensa em Riade.

Segundo Lavrov, cujas palavras foram transmitidas pela televisão pública russa a partir da Arábia Saudita, as operações de desminagem com cooperação turca deverão realizar-se "sem tentativas de reforçar o poder bélico da Ucrânia e prejudicar a Rússia".

O diplomata russo escusou-se a fornecer mais pormenores, indicando que estes "serão discutidos entre militares, entre especialistas".

Ao referir-se à crise alimentar - que a ONU e o Ocidente vinculam à ofensiva militar russa na Ucrânia através do bloqueio dos portos ucranianos -, Lavrov reiterou que a Rússia não é responsável.

"Repito: do nosso lado, não existe qualquer obstáculo. Todos os obstáculos provêm da parte ucraniana ou daqueles países ocidentais que encobrem todas as ações inadmissíveis e ilegais do regime de Kiev", sustentou.

Na segunda-feira, Putin mostrou-se disposto a facilitar o trânsito marítimo de mercadorias nos mares Negro e de Azov em coordenação com a Turquia, bem como a exportação de cereais a partir dos portos ucranianos.

Putin voltou a denunciar, perante Erdogan, que a crise alimentar "surgiu como resultado das políticas financeiras e económicas míopes dos Estados ocidentais".

Além disso, reiterou que a Rússia pode exportar volumes significativos de fertilizantes e produtos agrícolas se as sanções forem levantadas, indicou o Kremlin.

Por sua vez, Erdogan ofereceu-se novamente como mediador no diálogo -- atualmente congelado -- entre Moscovo e Kiev e propôs facultar uma eventual reunião entre Rússia, Ucrânia e ONU em Istambul, para liderar um mecanismo de controlo do conflito ucraniano.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tinha repetido no dia anterior a sua proposta de se reunir com Putin, ao que o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, respondeu: "'A priori' ninguém descarta um encontro como esse, e nunca ninguém o descartou".

"Mas deve ser preparado. E se Putin e Zelensky se reunirem, será para finalizar um determinado documento", declarou, acrescentando que "o trabalho nesse documento está parado há muito tempo e, desde então, não foi retomado".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+