Tempo
|
A+ / A-

Rússia assume controlo da cidade de Severodonetsk e civis procuram abrigo em fábrica

02 jun, 2022 - 08:26 • Olímpia Mairos , com Reuters

Forças ucranianas admitem que os russos já controlam 80% da cidade, no leste do país.

A+ / A-

O Ministério da Defesa do Reino Unido diz que a Rússia assumiu o controlo da maior parte da importante cidade de Severodonetsk, no leste da Ucrânia.

“A estrada principal para o a cidade de Severodonetsk provavelmente permanece sob controlo ucraniano, mas a Rússia continua a obter ganhos locais constantes, possibilitados por uma forte concentração de artilharia”, lê-se no relatório diário da Defesa britânica.

Acrescenta que o ganho “não foi sem custo”, assinalando que as forças russas sofreram perdas no processo.

Atravessar o rio Siverskyy Donets – que é uma barreira natural para os seus eixos de avanço – é “vital para as forças russas” enquanto protegem as regiões de Lugansk e se preparam para mudar o foco para Donetsk.

“Os locais potenciais de travessia incluem entre Severodonetsk e a cidade vizinha de Lysychansk; e perto de Lyman recentemente capturada. Em ambos os locais, a linha do rio provavelmente ainda permanece controlada pelas forças ucranianas, que destruíram as pontes existentes”, conclui.

Forças russas controlam maioria da cidade de Severodonetsk

As forças ucranianas admitem que os russos já controlam 80% de Severodonetsk.

Serhiy Hayday, líder da administração militar regional de Lugansk, em declarações à CNN, refere que os combates na rua prosseguem, admitindo que 80% da cidade de Severodonetsk já está ocupada pelas forças russas.

“Em algumas ruas, os nossos combatentes têm sucesso”, frisou Hayday, adiantando que foram capturados pelo menos seis soldados russos.

Segundo Hayday, a cidade de Lysychansk, vizinha de Severodonetsk, continua sob controlo ucraniano, assinalando tratar-se de uma “posição vantajosa” do ponto de vista militar, tendo em conta que a localização da cidade, no topo de uma colina, “oferece muitas oportunidades”.

“Apesar do bombardeamento constante e diário, ainda é possível trazer ajuda humanitária para as comunidades de Hirske e de Lysychansk”, garantiu.

De acordo com o governador regional de Luhansk, Serhiy Gaidai, citado pela agência Reuters, há civis abrigados numa fábrica química em Severodonetsk.

“Há civis lá em abrigos antibombas, há muitos deles, mas não será um segundo Azovstal, já que aquela [fábrica] tinha uma enorme cidade subterrânea – que não existe em Azot”, disse.

As forças russas entraram na cidade de Severodonetsk, na região oriental de Luhansk, no final da semana passada, após semanas de bombardeamentos enquanto tentam assumir o controle total da região industrial de Donbas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    02 jun, 2022 Lisboa 09:33
    A chegada em força dos sistemas de lançadores múltiplos de misseis, vai mudar muita coisa. Por alguma razão os Russos estão à rasca e a fazer exercícios militares nucleares como se isso impressionasse ou assustasse alguém - estamos fartos de ver que não os vão utilizar, seriam vaporizados se o tentassem. Há até Russos malucos a falar na "desmilitarização da NATO" ou num ataque preventivo com hipersónicos aos EUA - estes berravam durante 3 dias e depois "calavam-se". É mesmo de quem acredita na Realidade Alternativa que se serve à mesa todos os dias lá pelas bandas da Rússia, ou então de quem empinou demasiado a garrafa de Vodca. Um ataque a um País NATO - e logo aos EUA! - é a guerra com a NATO. Eles estão a ver-se gregos com a Ucrânia, o que seria a Ucrânia mais a NATO? E já agora para Kissingers e companhia que andam para aí a falar em ceder território Ucraniano para conseguir a "Paz", deixem recordar como alguém já o fez antes, que o Território que a Rússia reclama, é "apenas" metade da Itália, ou o que é o mesmo, o território da Suíça mais o território da Aústria. E cheio de infraestruturas industriais e comerciais, ou seja, o melhor "bocado" da Ucrânia. Depois de verem o caráter daquele povo, alguém acredita que os Ucranianos vão ceder 1 m2 que seja, de território aos Russos?
  • Digo Eu
    02 jun, 2022 Mundo 09:16
    Enquanto houver tropas Ucranianas por perto e com a cidade ao alcance das armas, é prematuro dizer que a Rússia "controla". Quanto muito, "ocupa". E quando chegar em força o material pesado ocidental, as coisas podem reverter-se.

Destaques V+