Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil. Oposição pede retirada de mandato a filho de Bolsonaro por gozar com jornalista torturada

04 abr, 2022 - 21:17 • Lusa

Partidos da oposição do Brasil pediram hoje a retirada do mandato de deputado federal a Eduardo Bolsonaro, na sequência do filho do Presidente brasileiro ter gozado com a tortura de uma jornalista durante o regime militar

A+ / A-

No domingo, após um comentário na rede social Twitter por parte da jornalista Miriam Leitão, no qual escreveu que o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, é um inimigo confesso da democracia, o deputado federal reagiu em defesa do pai, na mesma rede social, dizendo: “Ainda com pena da cobra”.

A alusão de Eduardo Bolsonaro dizia respeito ao facto de, com 19 anos e grávida, Miriam Leitão ter sido torturada e deixada nua numa sala escura com uma cobra, durante o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985).

O pedido de retirada de mandato já foi entregue ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e pela Rede Sustentabilidade, de acordo com a imprensa local.

No Twitter, o expectável candidato presidencial para as eleições de outubro Lula da Silva mostrou a sua “solidariedade à jornalista Miriam Leitão, vítima de ataques daqueles que defendem o indefensável”.

“As torturas e os assassinatos praticados pela ditadura. Seres humanos não precisam concordar entre si, mas comemorar o sofrimento alheio é perder de vez a humanidade”, acrescentou.

Também o pré-canditado à eleições presidenciais, Ciro Gomes teceu duras críticas ao filho de Bolsonaro considerando ser “difícil saber quem é o pior dos torturadores”.

“O que fere primeiro ou o que reacende a chaga da memória sempre aberta de um torturado. Ao debochar de Miriam Leitão o verme Eduardo Bolsonaro nos provoca esta sombria reflexão”, frisou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+