Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia provocou mais 9,5 milhões de mortes do que os números iniciais, estima OMS

20 mai, 2022 - 21:44 • Lusa

Em 2020, primeiro ano da pandemia, registaram-se 4,5 milhões de mortes em excesso em todo o mundo, enquanto as restantes 10,4 milhões de mortes em excesso ocorreram já em 2021, adiantam os dados da OMS.

A+ / A-

A pandemia da Covid-19 provocou cerca de 14,9 milhões de mortes no mundo em 2020 e 2021, mais 9,5 milhões de óbitos do que os números oficiais registados durante esse período, estima a Organização Mundial de Saúde (OMS).

"As estimativas da OMS sobre a mortalidade em excesso mostram que o número real de mortes associadas direta ou indiretamente à pandemia de Covid-19, entre 1 de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021, foi de aproximadamente 14,9 milhões em todo o mundo", avança um relatório sobre as estatísticas globais da saúde divulgado esta sexta-feira.

De acordo com as projeções da organização, a pandemia terá provocado assim mais 9,5 milhões de mortes do que as 5,4 milhões registadas inicialmente durante os primeiros dois anos.

Em 2020, primeiro ano da pandemia, registaram-se 4,5 milhões de mortes em excesso em todo o mundo, enquanto as restantes 10,4 milhões de mortes em excesso ocorreram já em 2021, adiantam os dados da OMS.

Segundo o documento, a Covid-19 afetou "desproporcionalmente as populações vulneráveis", incluindo as economicamente desfavorecidas, os idosos e as pessoas com condições fragilizadas de saúde e as não vacinadas.

"As estatísticas revelam até que ponto a pandemia está a afetar os sistemas de saúde em todo o mundo, em alguns casos reduzindo severamente o acesso a serviços vitais", refere o documento, que considera que as interrupções dos serviços provocadas pela pandemia "provavelmente reverterão o progresso global, tanto na expectativa de vida, quanto na expectativa de vida saudável, alcançada nos primeiros 20 anos do século".

A OMS avança que, no início de 2022, existiam doses de vacinas suficientes para proteger todos os adultos e adolescentes do mundo com uma vacinação de três doses contra o SARS-CoV-2, mas, até 25 de abril deste ano, apenas 12% da população dos países de baixo rendimento tinham a vacinação primária completa.

Nesses países, apenas três em cada 10 profissionais de saúde tinham sido totalmente vacinados contra a Covid-19 até abril, muito abaixo da média global de 80%, e somente 25% das pessoas com mais de 60 anos tinham a vacinação completa nos países africanos.

As estatísticas da OMS indicam também que as "pessoas continuam a viver mais tempo e a viver mais anos de boa saúde", mas com discrepâncias conforme o nível de rendimento dos respetivos países.

A nível global, a esperança de vida à nascença aumentou dos 66,8 anos para 73,3 anos e a esperança de vida saudável (HALE, na sigla em inglês) subiu dos 58,3 anos para 63,7 anos.

"Isso deveu-se, em grande parte, aos ganhos na saúde materno-infantil e aos grandes investimentos e melhorias nos programas de doenças transmissíveis, como o HIV, a tuberculose e malária. Mas os dados de 2020 mostram que as interrupções nos serviços de saúde contribuíram para o aumento das mortes por tuberculose e malária entre 2019 e 2020", refere o documento.

A OMS alerta ainda que as desigualdades em saúde "continuam a reivindicar um preço desproporcionado na vida e na saúde em contextos de recursos mais baixos", já que, tanto a esperança de vida como a HALE, foram pelo menos 10 anos mais baixas nos países de baixo rendimento em relação aos mais desenvolvidos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+