A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Schroder arrisca perder benefícios por proximidade ao Kremlin

19 mai, 2022 - 11:31 • Marta Grosso

Antigo chanceler alemão tem sido alvo de críticas da parte da coligação no Governo e poderá mesmo ser expulso do SPD.

A+ / A-

Gerhard Schroder habilita-se a perder vários dos benefícios associados ao estatuto de antigo chanceler da Alemanha, por causa da sua proximidade ao Kremlin.

A notícia é avançada por alguma imprensa internacional, segundo a qual os três partidos que formam a coligação no Governo terão chegado a acordo sobre a retirada de benefícios.

Em causa está, por exemplo, o direito a um escritório e a uma equipa no Parlamento, bem como ao pagamento de despesas. Só no ano passado, os custos de Schroder cobertos pelo estado alemão atingiram os 407 mil euros.

O antigo chanceler deverá, contudo, manter a pensão e a proteção pessoal associadas ao cargo. Recusou, entretanto, deixar cargos bastante lucrativos na direção da petrolífera estatal russa Rosneft e no comité de acionistas do gasoduto Nord Stream 2.

A proximidade ao Presidente russo, Vladimir Putin, tem valido crescentes críticas da parte da sociedade e dos governantes alemães. Gerhard Schroder é um social-democrata, tal como o atual chanceler, Olaf Scholz, mas o SPD anunciou no mês passado que está em curso um processo para o expulsar do partido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+