Tempo
|
A+ / A-

Afeganistão. Talibãs querem apresentadoras de televisão de cara tapada

19 mai, 2022 - 18:41 • Redação

A decisão chega duas semanas depois das mulheres afegãs serem obrigadas a usar um véu facial em público, ou correm o risco de serem punidas.

A+ / A-

Os talibãs ordenaram que as apresentadoras de televisão afegãs e outras mulheres que apareçam nos ecrãs a cobrirem os rostos enquanto estivessem no ar.

Os meios de comunicação foram informados do decreto na quarta-feira, disse um porta-voz da polícia religiosa à BBC.

As restrições contras as mulheres estão a ser reforçadas – estão agora a ser proibidas de viajar sem um tutor masculino e as escolas secundárias estão fechadas para as meninas.

Uma jornalista afegã que trabalha para uma estação de TV local em Cabul, que não quis ser identificada, disse que ficou chocada ao ouvir as últimas notícias.

"Eles estão a pressionar-nos indiretamente para nos impedir de apresentar programas na televisão ", disse ela à BBC.

"Como posso ler as notícias com a boca coberta? Não sei o que fazer agora - preciso trabalhar, sou o ganha-pão da minha família."

O novo decreto entrará em vigor a partir de 21 de maio, informou a agência de notícias Reuters, citando um porta-voz do Ministério para a Prevenção do Vício e Promoção da Virtude.

O mesmo porta-voz se referiu à decisão como "conselho" – e não ficou claro o que acontecerá com quem não cumprir.

No Afeganistão, muitas mulheres ainda usavam a burca, mas nas cidades maiores também era comum ver mulheres que optavam por usar lenços na cabeça.

No entanto, no início de maio, o Ministério para a Prevenção do Vício e Promoção da Virtude anunciou que todas as mulheres teriam que cobrir o rosto em público e indicou que a burca seria a roupa ideal para conseguir isso.

Quem se recusar a cumprir a decisão corre o risco de uma série crescente de punições.

Ainda há mulheres a trabalhar fora de casa no Afeganistão, em setores como saúde e a educação, mas muitas outras foram instruídas a não voltar ao trabalho agora que os talibãs estão de volta ao poder.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+