A+ / A-

​Espanha e Marrocos reabrem fronteiras de Ceuta e Melilla dois anos depois

17 mai, 2022 - 12:18 • Ricardo Vieira, com agências

O processo de reabertura das únicas fronteiras entre o espaço da União Europeia e de África será gradual.

A+ / A-
Fotos: Jalal Morchidi/EPA
Fotos: Jalal Morchidi/EPA

Dois anos e dois meses depois, Espanha e Marrocos reabriram esta terça-feira as fronteiras de Ceuta e Melilla, permitindo o reencontro de muitas famílias.

“É um dia histórico”, declarou a delegada do governo da cidade espanhola autónoma de Melilla, Sabrina Moh.

O acordo tinha sido alcançado na semana passada pelos governos de Espanha e de Marrocos.

O processo de reabertura das fronteiras de Ceuta e Melilla será gradual, pelo que não contou com o fluxo de outros tempos nestas primeiras horas.

Nesta primeira fase, só poderão cruzar as fronteiras cidadãos nacionais dos países do espaço Schengen, do qual faz parte Portugal.

A reabertura será alargada, a partir de 31 de maio, para "todos os trabalhadores transfronteiriços", ou seja, os nacionais marroquinos que trabalham nestas duas cidades, segundo o Governo espanhol.

Ceuta e Melilla são as únicas fronteiras terrestres entre a União Europeia e o continente africano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+