A+ / A-

Cisjordânia. Jornalista da Al Jazeera morta a tiro por forças israelitas

11 mai, 2022 - 08:50 • João Cunha , Olímpia Mairos

Shireen Abu Akleh foi baleada na cabeça quando fazia a cobertura de uma incursão israelita naquele território. Um colega também foi ferido, encontrando-se livre de perigo.

A+ / A-

Uma jornalista da cadeia de televisão árabe Al Jazeera morreu durante um ataque das Forças Armadas israelitas em Jenin, na Cisjordânia.

Shireen Abu Akleh foi baleada na cabeça quando fazia a cobertura de uma incursão israelita naquele território.

“O que sabemos, por enquanto, é que o ministério da Saúde palestino anunciou a sua morte. Shireen Abu Akleh, estava a cobrir os eventos que se desenrolavam em Jenin, especificamente um ataque israelita à cidade, que fica ao norte da Cisjordânia ocupada, quando foi atingida por uma bala na cabeça”, disse Ibrahim da Al Jazeera.

Em declarações, citadas pela Al Jazeer, Abu Akleh refere que a “jornalista era muito respeitada” e a sua morte “é um choque para os jornalistas que trabalharam com ela”.

A Al Jazeera já veio dizer que se trata de um flagrante assassinato a sangue-frio que viola as normas e leis internacionais.

Segundo a estação de televisão, um outro jornalista da Al Jazeera, Ali Samoudi, também foi baleado com uma bala nas costas, encontrando-se fora de perigo.

O Governo do Qatar, onde a cadeia de televisão tem a sua sede, lembrou que a repórter estava a usar um colete à prova de bala devidamente identificado.

Nas últimas semanas, Israel realizou ataques quase diários na Cisjordânia, depois de uma série de ataques contra o seu território, muitos deles realizados por palestinianos de Jenin e de áreas vizinhas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+