Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia. ONU diz que há "milhares" mortos civis por contabilizar

10 mai, 2022 - 15:37 • Redação

Chefe da missão de Direitos Humanos da ONU assume que o número de vítimas mortais é muito superior aos 3.381 que foi possível confirmar.

A+ / A-

Milhares de civis foram mortos na Ucrânia desde o início da guerra. A estimativa foi avançada esta terça-feira pela chefe da missão de Direitos Humanos da ONU no país.

Em conferência de imprensa em Genebra, Matilda Bogner assumiu que o número de vítimas mortais é muito superior aos 3.381 que foi possível confirmar em dois meses e meio de guerra.

“No geral, até o momento, confirmamos 7.061 vítimas civis, com 3.381 mortos e 3.680 feridos em todo o país desde o início do ataque armado da Federação Russa. Os números reais são maiores e estamos a trabalhar para corroborar todos os incidentes”, disse a responsável da ONU.

“Temos vindo a trabalhar em estimativas, mas tudo o que posso dizer por agora é que o número real será em muitos milhares superior ao que estamos a dar”, declarou Matilda Bogner.

O local onde poderão ter sido mortas mais pessoas que não estão contabilizadas nas estimativas é Mariupol, cidade que a responsável considera ser “um buraco negro” onde é muito difícil entrar e obter informações sólidas.

“Cada civil morto é uma tragédia”, sublinha Matilda Bogner.

As Nações Unidas têm 55 inspetores na Ucrânia a contabilizar o número de vítimas civis do conflito. A maioria das mortes aconteceu devido a bombardeamentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+