Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Scholz e Macron apelam a um cessar-fogo que permita negociações de paz

09 mai, 2022 - 23:11 • Lusa

Presidente francês manifestou esperança de que os parceiros que ainda estão relutantes quanto a um embargo ao petróleo russo mudem de posição. Chanceler alemão defendeu a política que o seu governo tem seguido face à guerra na Ucrânia e sublinhou a mudança em algumas matérias como o envio de armas para a zona de conflito ou o aumento com despesa militar.

A+ / A-

O chanceler alemão, Olaf Scholz, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, apelaram esta segunda-feira a um cessar-fogo que permita impulsionar negociações para uma paz que deve ter como base o respeito da soberania e integridade territorial da Ucrânia.

"Já tivemos várias semanas de guerra. Temos que encontrar maneiras de acabar com esta guerra. Mas, para isso, é necessário primeiro um cessar-fogo e é claro que uma paz no futuro deve ter como condição o respeito à soberania e à integridade território da Ucrânia", referiu Olaf Scholz.

Já Emmanuel Macron salientou que, embora o discurso desta segunda-feira, durante a celebração do Dia da Vitória em Moscovo, do Presidente russo, Vladimir Putin, não tenha representado uma nova escalada, este ainda não é suficiente para pensar em negociações.

"Precisamos de um cessar-fogo. Somente com um cessar-fogo pode haver negociações de paz", vincou o chefe de Estado francês.

Macron esteve pela primeira vez em Berlim desde a sua reeleição, onde manteve um encontro com Scholz motivado principalmente pela guerra na Ucrânia, mas também sobre o futuro do projeto europeu, o fortalecimento do eixo franco-alemão e questões bilaterais.

"Era evidente, para mim, que após a reeleição tinha de viajar até Berlim. Queremos reforçar tudo o que a França e a Alemanha construíram durante tantos anos e esperamos que a amizade que existe entre os nossos dois países nos permita promover importantes coisas nos próximos meses", apontou o Presidente de França.

Entre os temas a serem abordados, segundo Macron, estão a transformação digital e a transformação ecológica, a procura da independência de fontes de energia fóssil por parte da União Europeia (UE), quer para alcançar a soberania energética, quer para cumprir as metas de redução das emissões de carbono.

Por outro lado, Macron abordou a sua ideia para criar um novo formato político que permita intensificar a cooperação com países que, como a Ucrânia, ainda não pertencem à UE ou com o Reino Unido, que saiu do organismo, mas que partilham uma série de valores comuns.

"Há anos tentamos resolver o desafio através do alargamento [da UE], mas é claro que há países que, como a Ucrânia, precisarão de anos para cumprir os critérios de entrada mesmo que optemos por um processo acelerado. Por isso, é importante criar um formato político que aproxime a Ucrânia e outros países da UE", acrescentou.

O chefe do governo alemão considerou a proposta de Macron uma "boa ideia" e realçou que esta deve ser combinada com negociações de adesão de países como a Macedónia do Norte, cujos líderes já tomaram decisões corajosas para se aproximarem da Europa.

"Temos de evitar deceções", alertou Scholz.

O chanceler alemão defendeu ainda a política que o seu governo tem seguido face à guerra na Ucrânia e sublinhou a mudança em algumas matérias como o envio de armas para a zona de conflito ou o aumento com despesa militar.

"A Alemanha tomou decisões importantes. Optamos por fortalecer a nossa capacidade defensiva e, assim, contribuir para a capacidade defensiva da NATO", apontou.

"Também apoiamos, juntamente com os nossos aliados, uma maior presença militar nas fronteiras da NATO, com a qual Putin está a conseguir exatamente o oposto do que se propôs a fazer", referiu ainda.

Scholz e Macron também sublinharam a importância das sanções contra a Rússia.

O chefe de Estado francês manifestou esperança de que os parceiros que ainda estão relutantes quanto a um embargo ao petróleo russo mudem de posição.

"As sanções serão mais eficazes se toda a UE as aceitar", explicou Macron.

A Hungria é um dos países mais relutantes em aceitar um embargo ao petróleo russo e já anunciou que vetará essa proposta no Conselho Europeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+