Tempo
|
A+ / A-

Justin Trudeau faz visita surpresa a Irpin

08 mai, 2022 - 16:49 • Lusa

A visita do primeiro-ministro canadiano à Ucrânia não tinha sido anunciada.

A+ / A-

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, fez hoje uma visita surpresa à cidade ucraniana de Irpin, palco de combates entre soldados da Ucrânia e da Rússia, segundo um autarca local.

"[Trudeau] Veio a Irpin para ver com os seus próprios olhos todos os horrores que os ocupantes russos fizeram à nossa cidade", escreveu o presidente da câmara, Oleksandr Markushin, na plataforma Telegram, onde partilhou fotos do chefe do Governo canadiano.

A visita de Justin Trudeau à Ucrânia não tinha sido anunciada.

"O primeiro-ministro está na Ucrânia para se encontrar o com o Presidente [ucraniano, Volodymyr] Zelensky e reafirmar o nosso apoio inabalável ao povo ucraniano", afirmou o seu gabinete, citado pela agência France-Presse (AFP).

Markushin disse ter "agradecido sinceramente" ao primeiro-ministro canadiano pelo "apoio do Canadá à Ucrânia".

"Acreditamos na cooperação contínua entre os nossos países na reconstrução das cidades ucranianas após a nossa vitória", acrescentou o autarca.

Irpin, na periferia de Kiev, foi palco de fortes combates entre russos e ucranianos nos primeiros dias da invasão da Rússia, no final de fevereiro.

As forças russas tomaram rapidamente o controlo da cidade -- com cerca de 60.000 habitantes antes da guerra -- e ocupou-a durante todo o mês de março.

Kiev acusa as forças russas de terem cometido massacres em Irpin -- assim como na vizinha Bucha --, depois de anunciar ter encontrado dezenas de corpos com roupas de civis após estas terem abandonado a cidade.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e a ofensiva militar provocou já a morte de mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+