Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa assinalado em contexto de guerra

03 mai, 2022 - 04:15 • Redação com Lusa

O papel dos jornalistas que estão a cobrir o conflito na Ucrânia vai estar em destaque, a partir desta terça-feira, numa conferência mundial.

A+ / A-

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, proclamado pela ONU em 1993, é assinalado, esta terça-feira, sob o lema "Jornalismo na Era Digital", para se refletir sobre o impacto do digital na liberdade de expressão, segurança dos jornalistas, acesso à informação e privacidade.

Para discutir este desafio e outros, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em parceria com o Governo do Uruguai, promove até quinta-feira uma conferência mundial.

Ainda dentro da ONU, mas em Genebra (Suíça), está prevista uma sessão especial com a participação da Alta-Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, e dos laureados com o Nobel da Paz 2021, a jornalista filipina Maria Ressa e o jornalista russo Dmitry Muratov.

Num momento em que se trava uma guerra na Europa, o papel da imprensa e dos jornalistas que estão a cobrir o conflito na Ucrânia também está em destaque neste Dia Mundial.

Na segunda-feira, o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, destacou o papel crucial dos jornalistas que estão a cobrir a guerra na Ucrânia, e acusou a Rússia de tentar "impedir o mundo de ouvir a verdade" ao "deter, sequestrar e visar" repórteres.

Segundo Borrell, que referiu que a segurança dos jornalistas "é uma prioridade da União Europeia", os profissionais da comunicação social "desempenham um papel crucial" para assegurar que graves violações dos direitos humanos e do direito humanitário internacional "não fiquem impunes".

Lembrou ainda que já foram mortos 10 trabalhadores ucranianos e internacionais de meios de comunicação social desde que a Rússia lançou, em 24 de fevereiro, a ofensiva militar na Ucrânia.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é celebrado no dia 3 de Maio. A data foi criada em 20 de Dezembro de 1993, com uma decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+