Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pequim reforça medidas para conter surto da doença

30 abr, 2022 - 16:53 • Lusa

Os habitantes de Pequim terão de apresentar um teste negativo à covid-19 para aceder aos locais públicos a partir de 05 de maio, indicaram hoje as autoridades da capital chinesa.

A+ / A-

Este anúncio ocorre no primeiro dia do fim de semana prolongado que assinala o Dia do Trabalhador, que os chineses aproveitam geralmente para viajar pelo país, embora este ano muitos fiquem em casa devido ao pior surto de casos de covid-19 desde o início de 2020.

Perante a variante Ómicron, altamente contagiosa, as autoridades chinesas reforçaram a sua política de tolerância zero à covid-19, procedendo a despistagens massivas e confinamentos desde o aparecimento dos primeiros casos.

Estas medidas rigorosas provocaram uma desaceleração da economia do país e a crescente frustração da população.

Pequim anunciou hoje que o acesso aos espaços públicos será mais limitado durante estes cinco dias de feriado.

A partir de cinco de maio, um teste covid-19 negativo efetuado no decurso da última semana será obrigatório para entrar em "numerosos espaços públicos e para utilizar os transportes coletivos", segundo um anúncio na conta do governo de Pequim na rede social chinesa WeChat.

Os participantes também terão de apresentar um teste covid-19 negativo efetuado nas últimas 48 horas e um certificado de vacinação para participar em atividades desportivas e viagens de grupo.

A China registou mais de 10.700 novos casos positivos no país, a quase totalidade em Xangai, a capital económica.

O número de novos casos está, contudo, a baixar nesta metrópole do leste do país, onde os 25 milhões de habitantes enfrentam um confinamento rigoroso desde o início de abril.

Alguns destes habitantes estão com dificuldade de acesso a bens essenciais e temem, caso testem positivo, ser encaminhados para centros coletivos de quarentena.

As autoridades de Xangai declararam hoje que os numerosos casos foram registados em pessoas colocadas em quarentena ou submetidas a restrições, sugerindo que o número de infeções está a diminuir.

Centenas de empresas incluídas numa "lista branca" voltaram ao trabalho e outras mil foram autorizadas a retomar as suas atividades, segundo as autoridades, citadas por meios de comunicação oficiais.

Em Pequim, o número de novos casos subiu hoje para 54, segundo a Comissão Nacional de Saúde.

Os testes à covid-19 serão gratuitos a partir de quarta-feira, acrescentaram os meios de comunicação do Estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+