Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zelenskiy anuncia início da segunda fase da guerra e promete que não se renderá no Donbass

18 abr, 2022 - 22:35 • Redação

"Vamos defender-nos e faremos isso diariamente", promete o presidente ucraniano.

A+ / A-

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy disse esta segunda-feira que as forças russas começaram a batalha para conquistar o Donbass. Kiev acredita que este passo marca a segunda fase da guerra que já vai quase com dois meses.

“As forças russas iniciaram a batalha pela ocupação do Donbass para a qual se estão a preparar há muito tempo, e mobilizaram uma parte substancial do exército, que estará concentrado e focado nesta ofensiva”, disse Zelenskiy.

O líder da Ucrânia enfatizou que as forças militares do país continuarão a lutar contra a incursão russa na região mais a leste. “Não importa quantos militares russos venham para o Donbass, vamos defender-nos e faremos isso diariamente. Não vamos desistir de nada que seja ucraniano, mas não queremos nada que não seja nosso”, disse Zelenskiy.

“Sou grato a todos os nossos guerreiros, aos nossos soldados, às nossas cidades heroicas e cidades da região que estão a resistir e a manter-se firmes”, acrescentou.

As forças russas estão a reposicionar-se e a reforçar o poderio militar no Donbass há várias semanas, depois de terem saído frustradas as tentativa de capturar a capital Kiev.

O Kremlin diz que quer "libertar" a região e os separatistas pró-Rússia combatem o exército da Ucrânia naquela zona há vários anos.
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+