Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zelenskiy diz que Guterres viu "genocídio" na Ucrânia

28 abr, 2022 - 18:01 • Ricardo Vieira

Presidente ucraniano está pronto a encetar negociações de imediato retirar civis de Mariupol.

A+ / A-

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, afirma que o secretário-geral da ONU, António Guterres, viu os efeitos do "genocídio" na Ucrânia provocado pela invasão russa.

Zelenskiy falava no final de um encontro, em Kiev, com o secretário-geral das Nações Unidas.

“Invasão russa trouxe muitos crimes. O secretário-geral já viu aquilo que as forças ocupantes fizeram aos ucranianos, um genocídio", declarou o Presidente ucraniano, em conferência de imprensa.

O chefe de Estado ucraniano diz que está pronto a encetar negociações de imediato retirar civis de Mariupol, nomeadamente do complexo industrial de Azovstal.

Zelenskiy garante que a Ucrânia não vai aceitar os referendos que a Rússia defende nas regiões ocupadas.

Conselho de Segurança falhou

Na sua intervenção, António Guterres mostrou-se chocado com a destruição que testemunhou esta quinta-feira durante as visitas a Bucha, Borodyanka e Irpin, nos arredores de Kiev.

“A Ucrânia é o epicentro de uma dor imensa. Gostaria de dizer que hoje visitei uma boa parte da cidade de Kiev e testemunhei destruição e violação do Estado de direito. É absolutamente essencial que o Tribunal Penal Internacional leve a cabo o seu trabalho para haver uma real responsabilização”, declarou o secretário-geral da ONU.

António Guterres reafirma que a invasão russa é uma violação da integridade territorial da Ucrânia e da Carta das Nações Unidas.

O antigo primeiro-ministro português reconhece que o Conselho de Segurança da ONU "falhou em fazer tudo o que estava ao seu alcance para prevenir e acabar com esta guerra".

"Deixe-me ser bem claro: o Conselho de Segurança falhou em fazer tudo o que estava ao seu alcance para prevenir e acabar com esta guerra. Esta é uma fonte de grande deceção, frustração e raiva", disse Guteres a Zelenksiy.

"Mas os homens e mulheres das Nações Unidas estão a trabalhar todos os dias para o povo da Ucrânia, lado a lado com tantas corajosas organizações ucranianas", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+