Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Estrela rock agradece apoio de músicos portugueses

28 abr, 2022 - 09:32 • José Pedro Frazão , enviado especial à Ucrânia

É o soldado mais famoso da frente de batalha contra a invasão russa e usa uma canção portuguesa para conseguir mais força e ânimo.

A+ / A-
Estrela rock ucraniana na frente de batalha agradece apoio de músicos portugueses
Estrela rock ucraniana na frente de batalha agradece apoio de músicos portugueses

Chama-se Taras Topolya e é vocalista de um grupo de música rock ucraniana – os Antytila. Hoje, está na frente de batalha contra as forças russas, que invadiram a Ucrânia há mais de dois meses.

A Renascença localizou este que é o mais mediático soldado ucraniano no Leste do país. Taras Topolya está integrado numa força que presta primeiros socorros a soldados e civis feridos na guerra.

Nos tempos livres, traz no bolso uma canção portuguesa. Não percebe as palavras, mas gosta das emoções que a canção composta pela Sociedade Portuguesa de Autores lhe provoca.

"Azul e Amarelo, o Destino" é o nome da música com letra de José Jorge Letria e interpretada por vários artistas, entre os quais Carlos Mendes.

Topolya tem o vídeo gravado no seu telemóvel e diz ser “uma grande ajuda” em momentos de tensão na frente de batalha.

Nesta quinta-feira de manhã, Carlos Mendes esteve no programa As Três da Manhã, onde foi surpreendido com a notícia da Renascença. E emocionou-se. "A carta chegou ao destino".

Carlos Mendes. "Vou daqui com o coração cheio"
Carlos Mendes. "Vou daqui com o coração cheio"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel
    30 abr, 2022 Porto 15:10
    Em relaçao à imagem do PCP. Vocês, comunistas, encarregam-se muito bem disso.... É lamentável nao terem escolhido outros intérpretes ou ajuda que se limitem ao estrito necessário para que esta gente se sentir segura. Mas desde o início que o PCP se colocou do lado dos beligerantes. O PCP nao é e agora até eu sinto, um partido confiavel.... Que desperdício
  • Marisa Cândido
    30 abr, 2022 Idanha- Belas 08:56
    É uma notícia com grande emoção. Quando ouvi esta música pela primeira vez, através de um post do Facebook, resolvi publicá-la no grupo Pela Ucrânia. Acompanho este grupo desde os primeiros dias da guerra. Foram tantos os comentários que o grupo recebeu, talvez tenham sido milhares. E imensas partilhas... Enfim, talvez eu tenha contribuído com uma migalha para esta música maravilhosa chega ao nosso povo amigo da Ucrânia. Um bem haja a todos 😊

Destaques V+