Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Explosões em Kiev durante visita de Guterres. "Fiquei chocado", diz secretário-geral da ONU

28 abr, 2022 - 18:28 • José Pedro Frazão, enviado especial à Ucrânia

As duas explosões foram sentidas depois de uma conferência de imprensa com o secretário-geral da ONU e o Presidente ucraniano.

A+ / A-
Foto: Sergey Dolzhenko/EPA
Foto: Sergey Dolzhenko/EPA
António Guterres deslocou-se a Irpin. Foto: Eskinder Debebe/Lusa
António Guterres deslocou-se a Irpin. Foto: Eskinder Debebe/Lusa

Foram registadas duas fortes explosões em Kiev, no dia em que o secretário-geral da ONU, António Guterres, se reuniu na capital ucraniana com o Presidente Volodymyr Zelenskiy. Há cerca de duas semanas que não eram ouvidos rebentamentos na região.

António Guterres está numa posição segura, diz fonte das Nações Unidas.

"O ataque a Kiev chocou-me. Kiev é sagada para os ucranianos e para os russos", disse entretanto o secretário-geral das Nações Unidas em entrevista à RTP a partir da capital ucraniana.

Os rebentamentos aconteceram pelas 18h15 (hora de Portugal continental) e foram audíveis no centro da capital ucraniana.

O presidente da Câmara de Kiev, Vitaliy Klitschko, disse que as explosões de mísseis atingiram o bairro de Shevchenkivskyi, composto por uma zona residencial, um hospital e onde está também instalada uma fábrica. Há pelo menos três feridos.

As bombas atingiram "os andares inferiores de um edifício residencial. Socorristas e médicos estão trabalhando no local. Eles inspecionam as casas próximas e estão a retirar as pessoas. Até agora, três vítimas foram hospitalizadas", adianta Vitaliy Klitschko.

O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, diz que a Rússia atacou Kiev "com mísseis de cruzeiro" durante as visitas de Guterres e do primeiro-ministro búlgaro, Kiril Petkov.

"Por este ato hediondo de barbárie, a Rússia demonstra mais uma vez sua atitude em relação à Ucrânia, à Europa e ao mundo", declarou Dmytro Kuleba nas redes sociais.

As duas explosões foram sentidas depois de uma conferência de imprensa com Guterres e Zelenskiy.

Até ao momento, não são conhecidos mais pormenores.

Em conferência de imprensa após um encontro com o Presidente ucraniano, António Guterres mostrou-se chocado com a destruição que testemunhou esta quinta-feira durante as visitas a Bucha, Borodyanka e Irpin, nos arredores de Kiev.

“A Ucrânia é o epicentro de uma dor imensa. Gostaria de dizer que hoje visitei uma boa parte da cidade de Kiev e testemunhei destruição e violação do Estado de direito. É absolutamente essencial que o Tribunal Penal Internacional leve a cabo o seu trabalho para haver uma real responsabilização”, declarou o secretário-geral da ONU.

António Guterres reafirma que a invasão russa é uma violação da integridade territorial da Ucrânia e da Carta das Nações Unidas.

O Presidente ucraniano afirma que o secretário-geral da ONU viu os efeitos do "genocídio" na Ucrânia provocado pela invasão russa.

“A invasão russa trouxe muitos crimes. O secretário-geral já viu aquilo que as forças ocupantes fizeram aos ucranianos, um genocídio", declarou o Presidente ucraniano, em conferência de imprensa.

O chefe de Estado ucraniano diz que está pronto a encetar negociações de imediato retirar civis de Mariupol, nomeadamente do complexo industrial de Azovstal.

[em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+