Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições em França

Emmanuel Macron reeleito presidente de França com 58% dos votos

24 abr, 2022 - 18:49 • João Malheiro

Segundo os dados mais recentes, a taxa de abstenção deve situar-se nos 28%, o que, a confirmar-se, será o maior valor desde 1969, em França.

A+ / A-

As primeiras projeções das eleições presidenciais de França apontam para a reeleição de Emmanuel Macron por 58% e a derrota da candidata de extrema-direita, Marine Le Pen, que deve ficar pelos 42% de votos.

O atual chefe de Estado francês foi sempre dado como vencedor pelas sondagens relativas à segunda volta das presidenciais.

Na primeira volta das presidenciais, realizada há duas semanas, Macron obteve 27,85% dos votos, contra os 23,15% de Le Pen.

Segundo os dados mais recentes, a taxa de abstenção deve situar-se nos 28%, o que, a confirmar-se, será o maior valor desde 1969, em França.

Garantindo a vitória, Emmanuel Macron é o primeiro presidente desde Jacques Chirac, em 2002, a assegurar um segundo mandato. Curiosamente, o então presidente de França derrotou o pai de Le Pen, Jean-Marie.

No total, apenas outros três chefes de Estado franceses foram reeleitos e, a confirmar-se, apenas Macron conseguiu o feito depois de uma liderança com maioria parlamentar, no primeiro mandato.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+