Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições em França. Taxa de participação ao meio-dia abaixo dos valores de 2017

24 abr, 2022 - 11:39 • Redação com Lusa

Macron e Le Pen disputam segunda volta das presidenciais. Cerca de 48,7 milhões de eleitores franceses são chamados a votar.

A+ / A-

A taxa de participação nas eleições presidenciais francesas atingiu os 26,41% até às 12h00 (mais uma do que em Lisboa), ficando abaixo do registado à mesma hora no sufrágio de 2017, anunciou este domingo o Ministério do Interior.

Apesar de descida de quase dois pontos percentuais, os 26,41% representam ainda assim um aumento de 0,93 pontos percentuais face à primeira volta, realizada no passado dia 10, em que a votação até ao meio-dia foi de 25,48%.

Na primeira volta das presidenciais, o atual presidente e recandidato Emmanuel Macron obteve 27,85% dos votos, contra os 23,15% de Marine Le Pen.

Na segunda volta das eleições presidenciais de 2017, igualmente disputadas entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen, a afluência às urnas, nesta altura, atingiu os 28,23%.

A próxima atualização da participação é divulgada às 17h00, 16h00 em Portugal continental.

Le Pen foi a primeira a votar

A candidata Marine Le Pen votou pouco depois das 11h10 (10h10 em Portugal) no seu círculo eleitoral, em Hénin Beaumont, uma pequena cidade perto da fronteira belga, no norte do país. A acompanhar a líder de extrema-direita esteve o autarca de Hénin Beaumont, Steeve Briois, que pertence ao mesmo partido de Le Pen, o Rassemblement Nacional (RN ou Reagrupamento Nacional, em português).

Le Pen deverá agora almoçar com Brióis em Hénin Beaumont e, à tarde, viajará para Paris, dirigindo-se primeiro a casa e, depois, para a sua sede de campanha, onde aguardará os resultados. Em caso de vitória, a celebração acontecerá na Praça da Concórdia, junto à avenida dos Campos Elísios.

O recandidato Emmanuel Macron chegou à sua mesa de voto em Touquet pouco antes das 13h09 (12h09 de Lisboa). O ainda presidente francês também se fez acompanhar de um forte dispositivo de segurança e pela mulher Brigitte Macron.

Está previsto que almoce em casa, seguindo depois para Paris para a noite eleitoral.

48,7 milhões são chamados a votar

Nenhuma sondagem dá a vitória a Marine Le Pen na segunda volta das eleições presidenciais francesas. As últimas projeções, divulgadas na sexta-feira, no último dia de campanha, colocavam-na entre seis e 14 pontos abaixo de Emmanuel Macron.

Em todo o país, cerca de 48,7 milhões de eleitores franceses são chamados a votar.

Os eleitores podem votar nas urnas entre as 8h00 (menos uma hora em Lisboa) e as 19h00 (18h00 em Lisboa) na maior parte do país e até às 20h00 (19h00 em Lisboa) nas grandes cidades.

Também em Portugal, 16.023 eleitores inscritos poderão exercer o seu direito de voto nas representações diplomáticas francesas em três cidades: Lisboa, Porto e Faro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+