Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Suécia aumenta nível de alerta terrorista após queima do Corão

17 ago, 2023 - 15:32 • Lusa

Os serviços de informação da Suécia subiram o nível de alerta de perigo terrorista de elevado para crítico, depois de nas últimas semanas elementos de extrema-direita terem queimado em público cópias do Corão.

A+ / A-

A Suécia elevou o alerta de terrorismo do nível três para quatro numa escala de cinco, anunciou esta quinta-feira o Serviço de Segurança Sueco (Säpo), após fortes reações no estrangeiro à profanação de cópias do Corão em território sueco.

"Decidi hoje elevar o nível da ameaça terrorista de um nível elevado (3) para um nível crítico (4)", disse a responsável pelos serviços de informação da Suécia, Charlotte von Essen, numa conferência de imprensa.

"Constatamos que a situação em relação à ameaça de um ataque contra a Suécia piorou e que esta ameaça vai persistir por muito tempo", afirmou a responsável do Säpo.

A decisão não se concentra num facto "único", sublinhou Von Essen, mas numa estimativa "estratégica e de longo prazo", na qual a Suécia passou de alvo "legítimo" a "prioritário" para o terrorismo.

"Na nossa estimativa para 2023, descobrimos que as ofensas contra o Islão podem influenciar a ameaça terrorista", declarou o chefe do Centro de Análise de Ameaças Terroristas, Ahn-Za Hagström, na mesma conferência de imprensa.

O Serviço de Segurança sueco também referiu que o alerta também foi elevado devido ao agravamento da segurança relacionado à guerra na Ucrânia e à ameaça de grupos de extrema-direita.

A profanação e a queima de cópias do Corão ocorridas recentemente na Suécia provocaram grandes manifestações no Iémen ou no Iraque, onde a embaixada sueca foi incendiada e os funcionários repatriados temporariamente.

Vários Governos de países de maioria muçulmana alertaram que permitir estes atos de profanação podem ter consequências nas relações diplomáticas.

As autoridades suecas também confirmaram, na semana passada, uma tentativa frustrada de ataque à sua embaixada no Líbano, quando um desconhecido jogou um objeto semelhante a um 'cocktail molotov' contra a entrada da missão, situação de que não resultou qualquer ferido.

Tanto o Governo da Suécia quanto o da Dinamarca, onde também houve recentemente a profanação e queima do livro sagrado muçulmano, anunciaram há semanas que estudam a possibilidade de limitar estes atos ou proibir que sejam realizados diante de embaixadas estrangeiras, proposta que recebeu críticas da oposição política em ambos os países.

A Dinamarca e a Suécia reforçaram os controlos de fronteira este mês por considerarem que há uma ameaça terrorista crescente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+