Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Autarca de Kiev pede a moradores para ainda não voltarem

16 abr, 2022 - 22:08 • Marta Grosso com BBC

“Os que partiram mais cedo e já estão a voltar para a capital, abstenham-se disso e fiquem em lugares mais seguros", pede, depois de alguns bombardeamentos na zona.

A+ / A-

O presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, lançou neste sábado um forte apelo aos ucranianos que fugiram da cidade nas últimas semanas, dizendo-lhes que ainda não é hora de pensar em voltar para casa.

Nos últimos dias, tem-se verificado algum movimento de regresso, depois de duas semanas de relativa acalmia na capital, mas Klitschko aponta um ataque de morteiro no distrito de Darnytskyi durante a noite e o ataque russo de sexta-feira a uma fábrica de mísseis de cruzeiro antinavio Neptune como exemplos de que ainda é cedo para voltar a casa.

Os habitantes de Kiev devem ficar atentos a novos ataques e ao perigo de minas terrestres no Norte da cidade, avisa Klitschko, ex-campeão mundial de boxe de pesos pesados.

Na sua conta no Telegram, o autarca acrescenta: "os que partiram mais cedo e já estão a voltar à capital, peço que se abstenham e fiquem em lugares mais seguros".

Mais de 1.400 pessoas salvas

Um total de 1.449 pessoas conseguiu sair de cidades ucranianas através de corredores humanitários neste sábado, avança Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe da administração presidencial da Ucrânia.

Segundo este responsável, se não fosse o bombardeamento russo de uma cidade, mais pessoas teriam saído.

Serhiy Haidai, governador da região leste de Luhansk, acusa a Rússia de violar um acordo de cessar-fogo ao atacar o centro da cidade de Lysychansk, o que levou muitos habitantes a não avançar para as viagens previstas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+