Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA acreditam que guerra na Ucrânia vai prolongar-se até ao final do ano

15 abr, 2022 - 15:43 • Diogo Camilo

O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, transmitiu a aliados europeus que os objetivos de Putin terão mudado e de que o presidente russo dificilmente entrará em negociações diplomáticas a menos que tenha uma derrota no terreno significativa.

A+ / A-

A invasão russa à Ucrânia teve início há mais de um mês e meio e os EUA acreditam que se vá prolongar por 2022. O jornal britânico The Telegraph avança que Washington espera que o conflito não seja de curta duração.

A mesma indicação foi transmitida pelo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, a aliados europeus, com a mensagem de que os objetivo de Putin terão mudado e de que o presidente russo dificilmente entrará em negociações diplomáticas a menos que tenha uma derrota no terreno significativa.

Segundo informações de dois dirigentes europeus à CNN, o chefe da diplomacia dos EUA terá mesmo indicado que a guerra na Ucrânia poderá durar até ao final de 2022, não avançando com previsões ou uma data concreta sobre por quanto tempo mais se poderá prolongar a ofensiva russa.

Esta sexta-feira foi conhecido que a Rússia terá enviado uma nota diplomática aos EUA, avisando o país e a NATO de que, se continuarem a armar a Ucrânia, poderão existir “consequências imprevisíveis” para a segurança mundial. Com o título “Sobre as preocupações da Rússia no contexto do fornecimento em massa de armas e equipamentos militares ao regime de Kiev”, a nota escrita em russo e com tradução em inglês foi enviada na terça-feira pela embaixada russa em Washington à Casa Branca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+