A+ / A-

França

Macron lidera presidenciais após primeiros resultados

10 abr, 2022 - 19:03 • Redação

Contagem de votos está no início. Os primeiros resultados dão vitória a Emmanuel Macron 28,1%, seguida de Marine Le Pen com 23,3% e obriga a segunda volta.

A+ / A-

Os primeiros resultados das presidenciais francesas dão vitória a Emmanuel Macron com 28,1%, seguida de Marine Le Pen com 23,3%.

Em terceiro lugar está Jéan-Luc Mélenchon com 20,1%, e em quarto Éric Zemmour com 7,2%.

Contam-se os votos. A confirmarem-se estes resultados terá de haver segunda volta entre Macron e Le Pen, a 24 de abril.

Entretanto, o Instituto Francês de Opinião Pública divulgou uma sondagem sobre a segunda volta das presidenciais francesas, que mostra os dois candidatos muito próximos: 51% para Emmanuel Macron e 49% para Marine Le Pen.

Anne Hidalgo, a candidata do PS francês, que terá conseguido apenas 2% dos votos, foi a primeira a apelar ao voto em Macron: “Apelo a todos a votar contra a extrema-direita, usando o boletim de voto com Emmanuel Macron”.

Já a candidata conservadora Valérie Pécresse, que terá 5% dos votos, também apoia Macron na segunda volta.

Mélenchon referiu, três vezes: “Não devem dar um único voto a Le Pen".

Fabien Roussel, candidato comunista, não deixou dúvidas: "Jamais permitirei que um projeto racista e xenófobo tenha acesso às mais altas responsabilidades em França".

Por sua vez, Éric Zemmour, no discurso aos apoiantes, não fez apelo direto no voto a Marine Le Pen, mas deixa críticas a Macron: “Contra Marine Le Pen há um homem que fez entrar milhões de imigrantes”. "O vosso voto é um voto na esperança. Construímos um dos maiores partidos políticos em França", acrescentou.

O Instituto Francês de Opinião Pública estima que a abstenção nestas presidenciais se situe nos 25%, superior ao registado na primeira volta de 2017.

[em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+