Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia passa a proibir por lei "notícias falsas" sobre ações do Exército

06 abr, 2022 - 23:01 • Lusa

Também passa a ser proibido divulgar convocatórias para organizar ou participar em manifestações não autorizadas.

A+ / A-

A Rússia vai proibir a reprodução de notícias falsas sobre o desempenho do Exército russo no estrangeiro, segundo um projeto de lei apresentado hoje à câmara baixa do parlamento.

Uma vez aprovada, esta lei vai punir a divulgação de notícias falsas que procurem desacreditar as Forças Armadas russas que defendem os interesses do país e dos cidadãos.

Jornalistas que publicarem informações de outros meios de comunicação que desrespeitem o Estado, a sua Constituições e instituições públicas também serão punidos.

Também passa a ser proibido divulgar convocatórias para organizar ou participar em manifestações não autorizadas.

Este projeto, uma emenda à lei dos 'media', também proíbe a recolha de declarações a favor de sanções contra a Federação Russa e os seus cidadãos.

A Duma [câmara baixa do parlamento russo], já tinha apresentado na terça-feira um projeto de lei que dá ao Ministério Público autoridade para encerrar 'media' estrangeiros, em resposta às restrições impostas por "países hostis".

O Ministério Público também poderá tirar as credenciais aos jornalistas destas televisões, jornais ou agências de noticias e as delegações destes órgãos na Rússia podem ser fechadas.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, tinha promulgado em 04 de março uma lei que pune com multas graves e até 15 anos de prisão a divulgação de "informações falsas" sobre o Exército russo e de notícias com pedidos de sanções contra o país.

O Kremlin tinha defendido a necessidade de "firmeza" na nova lei que reprime "informações falsas" para enfrentar uma "guerra de informação" que diz estar a ser travada contra a Rússia no âmbito do conflito na Ucrânia.

Por exemplo, todos os meios de comunicação estão proibidos de usar as palavras "guerra", "invasão" ou "agressão" para se referir à "operação militar especial" que está a decorrer na Ucrânia, segundo o Kremlin.

Algumas agências de notícias, televisões e jornais internacionais suspenderam os seus serviços e outros pararam de produzir notícias desde Moscovo até uma nova lei.

As autoridades russas fecharam já os três últimos meios de comunicação independentes do país: o jornal "Novaya Gazeta", a rádio "Eco de Moscou" e o canal de televisão "Dozhd".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+