Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Espanha vai acabar com obrigatoriedade de máscara em espaços fechados

06 abr, 2022 - 14:19 • Redação

Medidas vão ser aliviadas e entram em vigor entre 20 e 21 de abril.

A+ / A-

O Conselho de Ministros espanhol, de 19 de abril, vai aprovar o fim da obrigatoriedade de máscaras em espaços fechados, que se mantém, apenas, nos transportes públicos, instalações de saúde e lares.

A medida entrará em vigor entre 20 e 21 de abril, avançou, esta quarta-feira, a ministra da Saúde espanhola, Carolina Darias, citada pelo jornal espanhol El País.

A utilização continua a ser obrigatória em determinados locais, mas já se pode abandonar o seu uso em estabelecimentos comerciais, escolas e hotelaria.

O uso de máscara, em Espanha, continuará a ser recomendado quando não se conseguir garantir mais de um metro e meio de distanciamento social.

São já vários os países europeus que têm aliviado as medidas, todavia, Portugal, tal como Itália, não dá o passo para a normalização da pandemia.

Comunidades autónomas divididas

A alteração foi muito exigida pelos várias comunidades, sobretudo as de Madrid e da Catalunha. Esta chegou mesmo a ameaçar acabar com a obrigatoriedade da máscara na região, se o governo não o fizesse, em todo o país.

Ainda assim, nem todas se uniram nas reivindicações. O presidente da Comunidade da Andaluzia declarou que era defensor da continuidade do uso da máscara, pelo menos, por mais um mês e meio. Também o conselheiro de saúde da Extremadura defendeu que "não se deve correr em excesso", criticando a precipitação do governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+