Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido mobiliza aliados para enviar armas à Ucrânia

31 mar, 2022 - 03:33 • Lusa

O governo britânico anuncia que quer reunir meios militares de todo o mundo para “garantir que a Rússia não tenha sucesso” na invasão da Ucrânia.

A+ / A-

O Reino Unido organiza uma conferência de doadores, esta quinta-feira, para mobilizar mais ajuda letal para a Ucrânia, país que enfrenta uma ofensiva militar da Rússia desde 24 de fevereiro.

O Ministério da Defesa britânico anunciou a realização da iniciativa, convocada pelo ministro da tutela Ben Wallace, na terça-feira.

Antes, durante uma visita à Noruega, Wallace disse que a conferência iria procurar reunir mais meios militares de todo o mundo "para garantir que a Rússia não tenha sucesso na ocupação ilegal e invasão de um país soberano".

O Reino Unido tem insistido nos esforços internacionais para fornecer armas à Ucrânia.

No início de março, Wallace manifestou a intenção de enviar mais 6.000 mísseis para ajudar a destruir tanques e aeronaves russos, elevando o total para 10.000.

Antes da invasão da Rússia, Londres tinha enviado um grupo de formadores militares para ensinar as forças ucranianas a usar armas antitanque.

Mas, como outros aliados da NATO, o país rejeitou os apelos da Ucrânia para impor uma zona de exclusão aérea, temendo o risco de uma guerra total com a Rússia, que possui armas nucleares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+