Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Biden compara o que vemos na Ucrânia a "um filme de ficção científica"

25 mar, 2022 - 20:27 • Redação

Joe Biden visitou soldados norte-americanos estacionados na fronteira leste da Polónia e que constituem a primeira barreira de defesa da NATO. O presidente dos Estados Unidos diz que este momento será definidor do que será o mundo no futuro.

A+ / A-

O presidente norte-americano Joe Biden, esteve em Rzeszów, na Polónia, não muito longe da fronteira do país com a Ucrânia, onde se encontrou com militares dos EUA, e na conversa que manteve com os membros do exército ressaltou a perplexidade com que olha para o que está a acontecer em todo o território ucraniano.

Assim que recebeu o briefing sobre a resposta humanitária à crise na Ucrânia, Biden afirmou que as imagens vindas do país são "algo que parece saído de um filme de ficção científica".

"Aqueles bebés pequeninos. Meninos muito pequenos. Ao olhar para as mães não temos sequer de entender a língua que falam – vemos nos olhos a dor e quero dizer literalmente dor ao observar os filhos daquelas mulheres. Eu acho que não há nada pior para um pai do que ver os filhos a sofrer", disse Biden.

O presidente Joe Biden disse às tropas americanas que estão numa missão de dissuasão perto da fronteira com a Ucrânia que as consequências do conflito violento a 80 quilómetros de distância podem estender-se a todo o mundo.

"O que está em jogo não é apenas o que estamos a fazer aqui na Ucrânia para ajudar o povo ucraniano e impedir que o massacre continue, mas, além disso, é como os nossos filhos e netos vão viver as suas vidas em termos de liberdade", disse Biden aos membros da 82ª Divisão Aerotransportada, que foram sedeados na fronteira leste da NATO como forma de mensagem visível ao presidente russo Vladimir Putin.

Para o presidente norte-americano a questão é: “Quem vai vencer? A democracia vai vencer e os valores que partilhamos? Ou as autocracias vão prevalecer? Isto é realmente o que está em jogo", disse Biden.

"O que vocês estão a fazer aqui terá consequências, consequências reais", garantiu aos militares norte-americanos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+