Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia

EUA rejeitam proposta da Polónia de entregar todos os seus caças MiG-29

09 mar, 2022 - 21:47

Tanto a Polónia como os EUA temiam que esta iniciativa fosse vista pela Rússia como uma participação direta na guerra e, assim, escalar o conflito a um nível mais global.

A+ / A-

Os Estados Unidos rejeitaram, em definitivo, a proposta da Polónia de entregar os seus aviões de combate MiG-29 ao Exército norte-americano, que depois seriam encaminhados para as forças ucranianas, revelou fonte do Pentágono esta quarta-feira.

"Os serviços de inteligência acreditam que a transferência das aeronaves MiG-29 para a Ucrânia pode ser percebida como uma vantagem para o conflito e pode levar a uma reação russa significativa, que aumentaria a perspetiva de uma escalada militar com a NATO”, sublinhou o porta-voz do Pentágono, John Kirby, em conferência de imprensa.

Na terça-feira, o governo polaco tinha manifestado a intenção de enviar todos os seus aviões de combate MiG-29 para uma base aérea dos Estados Unidos na Alemanha, abrindo caminho ao uso dos aparelhos pelas forças militares ucranianas, conforme solicitado pelo Governo de Kiev.

O Estado polaco negou, inicialmente, esta hipótese, mas acabou por voltar atrás e anunciar um acordo com os EUA. No entanto, os norte-americanos foram surpreendidos e disseram que tal não tinha acontecido.

Tanto a Polónia como os EUA temiam que esta iniciativa fosse vista pela Rússia como uma participação direta na guerra e, assim, escalar o conflito a um nível mais global.

A Ucrânia tem realçado a necessidade de poder combater aviões russos no seu espaço aéreo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+