Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polónia aceita ceder caças para ajudar a Ucrânia

08 mar, 2022 - 22:02 • Redação

Em troca, os norte-americanos vão disponibilizar caças F-16 à Força Aérea polaca.

A+ / A-

A Polónia vai ceder os caças MiG-29 aos Estados Unidos (EUA) para que os norte-americanos os forneçam à Ucrânia, para ajudar o país a defender-se contra a invasão russa.

Em troca, os norte-americanos vão disponibilizar caças F-16 à Força Aérea polaca.

O Estado polaco negou, inicialmente, esta hipótese, mas acabou por voltar atrás e fazer um acordo com os EUA.

Tanto a Polónia como os EUA temiam que esta iniciativa fosse vista pela Rússia como uma participação direta na guerra e, assim, escalar o conflito a um nível mais global.

Em comunicado, a Polónia diz estar pronta a “deslocar, de modo imediato e sem custos, todos os aviões MiG para a base aérea de Ramstein [Alemanha] e pô-los à disposição do Governo dos EUA".

Sobre os caças F-16, as autoridades polacas dizem tratar-se de "aviões usados com capacidades operacionais correspondentes".

A Ucrânia tem realçado a necessidade de poder combater aviões russos no seu espaço aéreo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+