Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OMS diz que Covid está a abrandar na Europa

08 mar, 2022 - 11:32 • Olímpia Mairos

Apesar das boas notícias, o diretor europeu apela ao equilíbrio entre o otimismo e a vigilância.

A+ / A-

Veja também:


A Organização Mundial da Saúde disse esta terça-feira que a Covid está a dar sinais de abrandar na Europa.

Em conferência de Imprensa, o diretor europeu da OMS Hans Klugeem, afirmou que “os casos de Covid na região europeia da OMS estão a diminuir a cada semana e o número de mortes tem estado a diminuir todas as semanas desde 10 de fevereiro”.

Apesar de serem boas notícias, o diretor europeu deixou “apelo a todos os países que equilibrem o otimismo, mantendo ao mesmo tempo a vacinação e a uma vigilância apertada e que garantam que as restrições, incluindo a testagem possam ser reintroduzidas rapidamente, se e quando for necessário”.

Portugal continental vai continuar em situação de alerta devido à Covid-19, até às 23h59 do dia 22 de março, segundo uma resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República. A resolução entra em vigor esta terça-feira.

De acordo com DGS, foram contabilizados um total de 3.337.806 casos de infeção em Portugal e desde março de 2020 morreram por Covid-19 21.216 pessoas, 11.158 homens e 10.058 mulheres.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.978.400 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse, divulgado no sábado.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+